TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE

Os sintomas do transtorno de personalidade borderline incluem: um padrão recorrente de instabilidade nas relações, esforços para evitar o abandono, distúrbios de identidade, impulsividade, instabilidade emocional e sentimentos crônicos de vazio, entre outros sintomas.

A principal característica do transtorno de personalidade borderline (borderline personality disorder, BPD) é um padrão significativo de instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nas emoções. As pessoas com transtorno de personalidade borderline podem ser muito impulsivas e podem demonstrar comportamentos autolesivos (por exemplo, comportamentos sexuais de risco, corte ou tentativas de suicídio).

As pessoas com transtorno de personalidade borderline geralmente oscilam de uma emoção para outra com facilidade e rapidez, e sua autoimagem muda com a mesma frequência.

Se há uma característica definidora abrangente de alguém que sofre de transtorno de personalidade limítrofe, é que muitas vezes parecem que estão fazendo pingue-pongue de um lado para o outro entre suas vidas. 

Relacionamentos, emoções e auto-imagem mudam com a mesma frequência que o tempo, geralmente em reação a algo que acontece ao seu redor, como estresse, más notícias ou uma ligeira percepção. Eles raramente sentem satisfação ou felicidade na vida, muitas vezes estão entediados e cheios de sentimentos de vazio.

Por causa desses sentimentos, muitas pessoas com DBP fazem uma tentativa de suicídio ou contemplam o suicídio regularmente. Pensamentos suicidas são comuns e podem levar algumas pessoas a fazer um plano ou tentar realizar suicídio. Portanto, a avaliação do suicídio e da intenção suicida é realizada regularmente.

O termo "limítrofe" significa entre uma coisa e outra. Originalmente, esse termo era usado quando o clínico não tinha certeza do diagnóstico correto porque o cliente manifestava uma mistura de sintomas neuróticos e psicóticos.

 Muitos clínicos pensaram que esses clientes estavam na fronteira entre neuróticos e psicóticos, e assim o termo “limítrofe” entrou em uso.

O termo “limítrofe” tem sido, às vezes, usado de várias maneiras na sociedade que são bem diferentes dos critérios formais de diagnóstico para transtorno de personalidade limítrofe (TPL). Em alguns círculos, “borderline” ainda é usado como um diagnóstico “pega-tudo” para indivíduos que são difíceis de diagnosticar ou que são interpretados como “quase psicóticos”, apesar da falta de apoio empírico para essa conceituação do transtorno.

Os sintomas do Transtorno da Personalidade Borderline

Uma pessoa com esse transtorno também exibirá comportamentos impulsivos e terá a maioria dos seguintes sintomas:

  • Esforços frenéticos para evitar o abandono , seja o abandono real ou imaginado

  • Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis ​​e intensos,caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização

  • Distúrbio de identidade , como uma auto-imagem instável significativa e persistente ou senso de si

  • Impulsividade em pelo menos duas áreas que são potencialmente auto-destrutivas (por exemplo, gastos, sexo, abuso de substâncias, direção imprudente, compulsão alimentar )

  • Comportamento suicida recorrente , gestos ou ameaças ou comportamento auto-mutilante

  • Instabilidade emocional devido à reatividade significativa do humor (por exemplo, disforia episódica intensa, irritabilidade ou ansiedade,geralmente com duração de algumas horas e raramente mais do que alguns dias)

  • Sentimentos crônicos de vazio

  • Raiva inadequada ou intensa ou dificuldade em controlar a raiva (por exemplo, exibições frequentes de raiva, raiva constante, lutas físicas recorrentes)

  • Pensamentos paranóides transitórios relacionados ao estresse ou sintomas dissociativos graves

Transtorno da Personalidade Borderline versus Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar é um transtorno de humor que é caracterizado por mudanças imprevisíveis e extremas nos níveis de humor, energia e atividade. Esses episódios são classificados em dois tipos: mania e depressão.

Tanto a DBP quanto o transtorno bipolar podem apresentar comportamentos impulsivos, emoções intensas e tendências suicidas, razão pela qual são frequentemente confundidos entre si. Aqui estão algumas das diferenças notáveis ​​entre essas duas doenças mentais: 14

  • Freqüência de mudanças de humor - Mudanças de humor em pessoas com DBP são de curta duração e geralmente são causadas por gatilhos ambientais ou interpessoais, diferentemente das mudanças de humor no transtorno bipolar, que podem durar semanas, meses ou até anos.

  • Padrões de sono - Pessoas com transtorno bipolar são mais propensas a ter padrões de sono interrompidos em comparação àqueles com DBP. Durante um episódio de humor no transtorno bipolar, uma pessoa pode dormir continuamente por dias ou ficar acordada por longos períodos sem sentir fadiga.

  • Estabilidade das relações interpessoais - As pessoas com DBP são mais propensas a ter problemas com relacionamentos interpessoais devido à sua tendência de serem mais instáveis ​​emocionalmente.

Checklist de Transtorno da Personalidade Borderline

Caso você esteja se perguntando se você ou um ente querido tem BPD, use esta lista de verificação para determinar se você exibe os sintomas comuns associados a essa doença mental:

Sintoma

1. Você tem um medo intenso de abandono que faz com que você aja freneticamente para evitar que o abandono real ou imaginado aconteça?

SIM NÃO______

2. Você se envolve em comportamentos impulsivos e arriscados, como jogos de azar, compulsão alimentar ou direção imprudente?

SIM NÃO______

3. Você esteve em relacionamentos instáveis ​​que alternam entre idealização (forte sentimento de amor) e desvalorização (ódio)?

SIM NÃO______

4. Você experimenta mudanças rápidas na auto-identidade, auto-imagem e / ou objetivos e valores?

SIM NÃO______

5. Você experimenta períodos de paranóia relacionada ao estresse?

SIM NÃO______

6. Você tem tendências suicidas ou comportamentos auto-destrutivos?

SIM NÃO______

7. Você tem variações de humor intensas e variadas que duram de algumas horas a dias?

SIM NÃO______

8. Você sente sentimentos contínuos de vazio?

SIM NÃO______

9. Você tem um temperamento curto e freqüentemente experimenta explosões intensas de raiva?

SIM NÃO______

Se você exibir cinco ou mais dos sintomas mencionados acima, é possível que você tenha um TPB. Tenha em mente que, mesmo se você acha que sabe o que está causando esses sintomas, você ainda precisa consultar um provedor de saúde mental para obter um diagnóstico adequado.

Esta lista de verificação é baseada nos critérios de diagnóstico do DSM-5 para BPD publicados pela Associação Americana de Psiquiatria (APA). A APA lançou novos critérios diagnósticos para BPD no DSM-5, que apresenta uma lista atualizada e classificações de sintomas, incluindo recursos associados que suportam um diagnóstico de TPB.

Para maiores informações entre em contato conosco.

Rua Cinco de Julho, 18 - Vila Maranduba - Guarulhos/SP

E-mail: mahogui@globo.com

Tel.: (11) 4969-4984

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now